Em relação aos materiais magnéticos, nós os dividimos em três. Sendo eles:
Paramagnéticos:
São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se fazendo surgir um ímã que consegue aumentar levemente o valor do campo magnético. Eles são fracamente atraídos pelos ímãs e perdem o poder magnético sem a presença do campo magnético externo. Como exemplos podemos citar o Alumínio, o Magnésio e o Sulfato de Cobre.
Diamagnéticos:
São materiais que, na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo aplicado. Esse tipo de material também perde o poder magnético sem a presença do campo magnético. Como exemplos podemos citar o Bismuto, o Cobre e a Prata.
Ferromagnéticos:
Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético, ou seja, após aplicar o campo magnético por um tempo sobre o material e retirá-lo, o material continua produzindo um campo magnético por um tempo. Além disso, eles alteram fortemente o valor do campo magnético aplicado. Como exemplos podemos citar o Ferro, o Cobalto e o Níquel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário