sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Materiais Magnéticos

Em relação aos materiais magnéticos, nós os dividimos em três. Sendo eles:

Paramagnéticos:
São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se fazendo surgir um ímã que consegue aumentar levemente o valor do campo magnético. Eles são fracamente atraídos pelos ímãs e perdem o poder magnético sem a presença do campo magnético externo. Como exemplos podemos citar o Alumínio, o Magnésio e o Sulfato de Cobre.

Diamagnéticos:
São materiais que, na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo aplicado. Esse tipo de material também perde o poder magnético sem a presença do campo magnético. Como exemplos podemos citar o Bismuto, o Cobre e a Prata.

Ferromagnéticos:
Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético, ou seja, após aplicar o campo magnético por um tempo sobre o material e retirá-lo, o material continua produzindo um campo magnético por um tempo. Além disso, eles alteram fortemente o valor do campo magnético aplicado. Como exemplos podemos citar o Ferro, o Cobalto e o Níquel.

Modelos do Guindaste com Eletroímã

Segue os desenhos dos modelos que iremos nos basear na criação do trabalho:

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Trabalho do Guindaste com Eletroímã

 

A partir de hoje iniciaremos o processo do trabalho de física do 3° trimestre (Guindaste com Eletroímã). Para isso seguiremos as seguintes regras: 

1) Guindaste - O grupo deverá construir um guindaste com alavanca e acoplar um eletroímã no mesmo. Os materiais a serem utilizados são: madeira, pregos, parafusos, carretéis (outros), 3 pilhas de até 1,5 V, fios e peça metálica. O objetivo é atrair o maior número de clipes possível. O enrolamento do eletroímã será realizado no dia da competição em sala de aula. Os grupos terão 30 minutos para enrolar e acoplar ao guindaste que deverá estar pronto para receber a peça.


2) Materiais

  • para o guindaste está liberado qualquer tipo de material.
  • 3 pilhas de até 1,5 V. É proibido usar bateria.
  • fio para fazer o eletroímã.
  • peça metálica onde o fio será enrolado.



3) Regras de Construção
  • O guindaste deverá possuir base sempre fixa no chão.
  • O levantamento do eletroímã pelo guindaste será feito através de uma alavanca com fio e roldana contida no guindaste.
  • O guindaste deverá levantar clipes por atração magnética, fica proibido o levantamento mecânico dos mesmos.
  • O guindaste não deverá possuir mais de 80 cm de altura.
  • Qualquer dúvida na construção o professor deve ser procurado.


4) A competição:
  • No dia da competição, cada grupo deverá trazer seu guindaste pronto, mas o eletroímã será enrolado na hora e a conexão com a pilhas também será feita no momento da competição.
  • A comissão de fiscalização  será responsável por toda a competição. Acima da comissão apenas o professor.
  • Cada grupo terá 2 chances de levantamento de clipes (O levantamento se completa após 10 segundos de atração).
  • O grupo vencedor é aquele que conseguir a maior massa de clipes em uma das tentativas. Se houver empate fica valendo o segundo resultado. Se o empate continuar os grupos envolvidos farão novas tentativas até o desempate.